A qualidade contribui para aumentar a competitividade e é decisiva para a sobrevivência das empresas num ambiente extremamente concorrencial.

O mercado mundial vem requerendo novas abordagens com respeito à qualidade. São as chamadas barreiras comerciais não tarifárias, ou barreiras técnicas, estabelecidas através da promulgação de normas, regulamentos e procedimentos de avaliação da conformidade.

Tais barreiras têm o objectivo de aumentar a exigência da qualidade dos produtos comercializados internacionalmente e servem para proteger os mercados nacionais impedindo ou dificultando a concorrência de produtos e serviços de outros países.

O acesso aos mercados vem exigindo maior capacidade das empresas em se adequarem às barreiras técnicas. Assim, para atenderem aos requisitos dos clientes precisam implementar uma sistemática que propicie um adequado grau de confiança no produto, processo ou serviço, adaptando-se aos requisitos de uma norma ou regulamento técnico. Tais regras são pré estabelecidas e devidamente acompanhadas e avaliadas.

Inseridas num mercado cada vez mais competitivo e global as organizações procuram diferenciais capazes de as posicionarem relativamente à concorrência.

Resultado disso, recorrem a ferramentas de gestão que constituam um diferencial competitivo, sendo uma das principais a adopção de um Sistema de Gestão.

 

A IMPOS desenvolve serviços de Consultoria de Gestão nas seguintes áreas:

Qualidade e Organização 

  •   |Sistemas de Gestão da Qualidade
  •   |Gestão por Objectivos
  •   |Avaliação do Desempenho
  •   |Apoio à Certificação de Empresas
  •   |Apoio à Certificação de Produtos (ex: Marcação CE)
  •   |Acreditação de Laboratórios
  •   |Sistemas de Controlo da Qualidade
  •   |Programas de Melhoria
  •   |Avaliação da Satisfação do Cliente e “Cliente Mistério”
  •   |Projectos de Implementação para Certificação de Sistemas de Gestão  (Qualidade, IDI, Gestão de Tecnologias de Informação, Diversificação Normativa)
  •   |Modelo de Avaliação da Qualidade das Respostas Sociais (IPSS)
  •   |Projectos de Implementação Acreditação de Serviços (Laboratórios de Ensaio, Laboratórios de Análises Clínicas)
  •   |Projectos de Implementação Certificação de Produtos (Marcação CE, DOP/IGP/ETG)

Ambiente e Energia

  •   |Sistemas de Gestão Ambiental
  •   |EMAS
  •   |Rótulo Ecológico
  •   |Cadeia de Responsabilidade Florestal – PEFC FSC
  •   |Apoio à Certificação Ambiental de Organizações
  •   |Avaliação de Impacte Ambiental
  •   |Apoio à Certificação Energética de Edifícios
  •   |Licença Ambiental PCIP
  •   |Auditorias Ambientais e Energéticas
  •   |Estudo e Avaliação de Impacte Ambiental
  •   |Diagnósticos Ambientais e Energético

Segurança Alimentar

  •   |Apoio à Certificação da Organização e Produtos
  •   |Implementação de HACCP em Organizações
  •   |Avaliação e Implementação de Pré Requisitos
  •   |Implementação de Sistemas de Gestão Segurança Alimentar (ISO 22000, IFS, BRC)

Auditoria Interna

Auditoria interna realizada em toda a organização. A Auditoria Interna tem como finalidade a verificação da efectiva implementação do Sistema de Gestão a qual é fundamental para o seu sucesso.

A organização deve realizar auditorias internas em intervalos planeados para determinar se o Sistema de Gestão está conforme as disposições planeadas, com os requisitos da norma ISO 9001 e com os requisitos do SG estabelecidos pela organização.

            Resultados Esperados
  •  | Apresentação do cumprimento e estado de implementação pela empresa do SG implementado
  •  | Apresentação de um programa de implementação de medidas correctivas face ao princípio da melhoria contínua do SG da empresa.

Diagnóstico Técnico Inicial

Auditoria realizada em toda a organização. O Diagnóstico Técnico Inicial tem como                   finalidade identificar as oportunidades de melhoria existentes na sua Organização resultando na apresentação de um programa de trabalho adequado à sua implementação.

    Resultados Esperados
  •  | Apresentação do cenário da empresa relativamente à gestão organizacional existente
  •  | Apresentação de um Programa de Gestão adequado às necessidades da empresa

 



Projetos de Financiamento

Recorrendo a competências, metodologias e ferramentas inovadoras, à experiência acumulada dA atividade e ao conhecimento dos seus quadros técnico, a IMPOS Consultancy elabora e acompanha candidaturas aos mais diversos sistemas de incentivos destinados ao apoio ao investimento, qualquer que seja o setor de atividade subjacente.

Estes instrumentos, de financiamento, são fundamentais para que, as empresas, criem as condições necessárias à melhoria do seu posicionamento no mercado, nomeadamente através da introdução de fatores de inovação ao nível do processo produtivo e/ou dos produtos/serviços e do estudo de novos mercados com vista à exportação, resultando assim num acréscimo da produtividade e do nível de competitividade da empresa.

De forma muito genérica, podemos enunciar como metodologia de trabalho os seguintes passos:

  • |Diagnóstico à empresa;
  • |Definição dos fatores de inovação;
  • |Avaliação e aconselhamento do investimento;
  • |Estudo do mercado nacional e externo;
  • |Elaboração do estudo económico-financeiro;
  • |Criação do dossier de candidatura;
  • |Preenchimento do formulário de candidatura e exportação da mesma;
  • |Acompanhamento físico e documental durante todo o período de implementação do projeto.

 



Formação

As Empresas e as Organizações têm cada vez mais necessidade de qualificar os seus Recursos Humanos. O reconhecimento dos nossos clientes, constituem a melhor garantia de que a IMPOS continuará a contribuir de uma forma competente para o desenvolvimento do capital Humano nas empresas e organizações. Com o propósito central de toda a acção formativa actuar na empresa como um factor potenciador em facilitar aos trabalhadores a aquisição de conhecimentos, habilidades e destrezas necessárias para realizarem correctamente a sua tarefa, garantindo a preparação e adequação ao grupo de trabalho, à estratégia e objectivos da empresa, efectuamos o levantamento das necessidades específicas de cada organização.

Resultados Esperados
  •      | Diagnóstico de necessidades de Formação;
  •      | Definição de conteúdos programáticos de acordo com as necessidades específicas;
  •      | Planeamento da Formação, definindo objectivos, elaborando conteúdos e identificando    metodologias;
  •      | Calendarização das actividades formativas adaptada à realidade funcional da organização;
  •      | Mobilização de recursos humanos, pedagógicos e logísticos;
  •      |  Organização e realização de acções, aplicando metodologias de Formação adaptada às diferentes realidades e de acordo com os itinerários formativos;
  •      | Acompanhamento e avaliação da Formação.



Diagnóstico do Comportamento Organizacional

  •    |Recolha de Informação
  •    |Tratamento e Análise da Informação
  •    |Sistematização e Integração
  •    |FeedBack do Diagnóstico

 Intervenção de Base Comportamental

  •    |Identificação de Comportamentos Disfuncionais
  •    |Planificação e Implementação de Estratégias de Mudança
  •    |Aquisição de Comportamentos Alinhados com os Objectivos Organizacionais

Gestão da Mudança

  •   |Identificação das Forças de Resistência / Bloqueio à Mudança
  •   |Desenvolvimento e Implementação de Medidas de Apoio à Mudança
  •   |Consolidação da Mudança

Desenvolvimento Individual e de Equipas

  •    |Sinalização das Competências a Desenvolver
  •    |Acompanhamento Individual e/ou em Grupo para o Desenvolvimento das Competências
  •    |Aquisição de Conhecimentos e Competências de Acordo com os Objetivos Traçados

Implementação / Reestruturação de Práticas de Gestão de RH

  •   |Implementação / Reestruturação de Práticas de Gestão de RH
  •   |Formalização e Uniformização dos Procedimentos
  •   |Aumento da Eficiência na Gestão dos Processos

Realização de Estudos Organizacionais

  •   |Avaliação da Satisfação dos Clientes
  •   |Avaliação da Satisfação dos Colaboradores
  •   |Avaliação da Cultura Organizacional
  •   |Avaliação do Compromisso dos Colaboradores com a Organização